Escola em Petrolina lança projeto ‘Maio Azul’ de prevenção e combate ao bullying escolar

Professores da Educação Infantil I e II ao 3° ano do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso participaram sábado (30), de uma manhã de prevenção e combate ao bullying escolar.

A abertura do Projeto ‘Maio Azul’ começou com um café da manhã e foi seguido por uma série de dinâmicas de interação, troca de experiências e uma palestra com o tema, ‘Bullying: as diferenças se completam’. Foram abordados temas a exemplo do reconhecimento da prática do bullying, da responsabilidade do agressor, das estratégias de combate à prática da agressão e do auxílio às vítimas.

De acordo com o coordenador do Projeto e responsável pelo setor de Psicologia do Plenus, Bruno Ramos, em todo o mês de maio será trabalhado o Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar com aplicação de práticas pedagógicas estratégicas que levem os estudantes a uma reflexão sobre o que é bullying. Serão desenvolvidas também atividades para identificação dos tipos mais comuns, as consequências, e o mais importante, como tratar de forma adequada. Será feito um trabalho de mobilização de professores, coordenadores e dos próprios alunos.

Bruno, explicou ainda que durante o projeto, os alunos irão receber folhetos informativos, com orientações sobre o assunto. No final das atividades, será ministrada uma palestra para conscientização dos estudantes e dos pais.

Para o professor da disciplina de História, Gesner Santana Silva, a abertura do Projeto serviu de preparo para iniciação sobre o tema e a melhor forma de tratá-lo em sala de aula. “Este foi o ponto de partida da palestra e por se tratar de um tema que merece atenção de todos o tempo inteiro. O projeto será sempre movimentado com informações, enriquecendo nosso conhecimento e atitudes na busca do convívio escolar sadio, além de saber o momento certo de intervir em cada situação”, concluiu.

Read More

Clube de Cinema do Plenus homenageia os 40 anos de Blade Runner

A sessão inaugural 2022 do Clube de Cinema do Plenus Colégio e Curso teve exibição de um clássico do cinema mundial, bolo confeitado, pipoca e refrigerante. Cerca de 70 alunos do Ensino Médio da escola, assistiram, na noite desta quarta- feira (27), ao filme neo-noir, Blade Runner, o caçador de andróides.

Uma produção norte-americana de 1982 dirigida por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos. De acordo com o professor e coordenador do Clube, Genivaldo Nascimento, a película foi escolhida em homenagem aos 40 anos da produção que ” revolucionou a maneira de fazer filmes de ficção científica, mesclando gêneros a exemplo do policial, romântico e dramático”, ressaltou.

Para o aluno e sócio do Clube, Lucas Gabriel, a oportunidade de ver esse clássico e depois discutir os detalhes com os colegas foi uma experiência muito gratificante. “Já tinha ouvido falar muito da fina ironia acerca das questões fundamentais que afligem a espécie humana, mostradas com tanta clareza no filme”, pontuou.

Já o aluno e sócio João Pedro Marcula preferiu comentar sobre as questões técnicas da obra. “Blade Runner tem ritmo, temática complexa e um excelente desenho de produção. É o filme mais completo e pessoal de Ridley Scott”, afirmou.

O Clube de Cinema do Plenus existe há 15 anos e é o único do gênero em Pernambuco.

Read More

Plenus celebra Semana da Páscoa

Celebrar valores como partilha, união e solidariedade. O Plenus Colégio e Curso vivenciou, nesta segunda-feira (18), a Páscoa dos alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I (anos iniciais).

A celebração contou com a participação dos pais, familiares e equipe pedagógica. Logo no início da programação foi exibido um vídeo ilustrativo sobre o significado dos ritos pascais. Em seguida, os alunos fizeram a leitura de passagens bíblicas e conheceram os elementos da Santa Ceia, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I da escola Cláudia Santos, o Plenus proporciona momentos importantes como este para que possamos ser melhores, filhos, pais, alunos e seres humanos. E ainda, “nos aproximar da palavra de Deus, construindo um mundo cada vez melhor”, ressaltou.

Durante o momento mais marcante da celebração as crianças se organizaram em filas e fizeram a sua primeira ceia com o pão e o vinho. Muito empolgado, o jovem Bernardo Ornelas Bonfim (7 anos), revelou que é a primeira vez que faz a ceia, e que, para ele, Deus é felicidade e amor. Além da surpresa de conhecer o motivo verdadeiro da Páscoa. “Estou surpreso e feliz, pois aprendi o significado da Páscoa, que é a ressurreição de Jesus”, conta.

Por se tratar de uma das comemorações mais importantes do calendário cristão, a Páscoa faz parte das atividades do ano letivo. Com o retorno das aulas presenciais, esse evento passa a ser relembrado com a participação dos alunos e das festividades nas instituições, seguindo todas as recomendações sanitárias contra a Covid -19, como uso do álcool em gel e da máscara.

Read More

Alunos do Plenus vencem desafio nacional e vão representar Petrolina em São Paulo – SP

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso, Cecília Arrunátegui Miranda, Caio Felipe da Cunha Reis e Caio Cristian de Carvalho Cerqueira Brito, vão participar, de 30 de abril a 1º de maio, em São Paulo – SP, do Link High School Experience (LHSE), um projeto de imersão da Link, a primeira faculdade com foco em empreendedorismo do Brasil.

Classificados entre os 15 primeiros trios de 200 equipes (600 alunos) de todo o Brasil, os estudantes petrolinenses passaram por 15 desafios e provas que envolveram cases reais de empresas parceiras da faculdade, além de testes de conhecimento no ramo de empreendedorismo e atividades de estratégia e raciocínio lógico.

De acordo com a aluna Cecília Arrunátegui Miranda, o final de semana em São Paulo será uma oportunidade para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e estratégias empreendedoras. “Durante a imersão seremos avaliados e o trio que conquistar o primeiro lugar será premiado com R$ 3 mil, uma monitoria (business mentor) com empreendedor da faculdade e um passeio no Tesla Seat, que é um carro especial da faculdade Link” adiantou.

Para a diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, o final de semana na capital paulista promete um verdadeiro mergulho na metodologia e energia da Link. “Por um final de semana inteiro nossos alunos vão viver um Onboarding à Link.Eles vão resolver cases de empresas reais parceiras, vão participar de dinâmicas de empreendedorismo, competições de pitch, jogos de conhecimento e principalmente entender o programa de empreendedorismo para estudantes da faculdade que forma os melhores donos de negócios do Brasil”, concluiu.

Read More

Encontro Literário vai receber um pai/mãe de aluno por mês para contar histórias

As crianças do Ensino Fundamental, anos iniciais, do Plenus Colégio e Curso, tiveram uma agradável surpresa na manhã desta quarta-feira (30).

O pai do coleguinha Heitor, Thiago Jardim Pereira, um médico e professor universitário, aceitou o convite da escola e fez da sua primeira contação de histórias em público uma estreia pra lá de animada.

A proposta, que arrancou muitos aplausos e sorrisos, começou com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, anos iniciais, Cláudia de Souza, falando do ‘Encontro Literário’. O projeto vai acontecer uma vez por mês, até o final do ano, trazendo sempre um(a) pai/mãe de aluno ou escritores regionais para contar histórias.

O pai de Heitor, Thiago Jardim, mandou bem no clima do ‘Era uma vez…’, enfatizando a mitologia grega. Abriu o encontro com a lenda de Perseu e Andrômeda, aquela história na qual o herói mata o monstro marítimo Kraken para salvar a princesa. Depois, fez o maior suspense para concluir, em detalhes, a história do Aracner, o mito grego sobre o surgimento das aranhas. E, atendendo a pedidos de ‘mais ação’, encerrou improvisando um conto de terror que falava de um certo primeiro vampiro.

Thiago ficou muito gratificado com a experiência, pois viu na iniciativa

uma forma de estimular as pessoas a ver o mundo de outra forma. “Sempre gostei de ler e de contar histórias para meu filho, cujo nome foi inspirado na mitologia grega. E agora, fico mais feliz ainda em compartilhar com outras crianças essa alegria e essa emoção”, concluiu.

A aluna Maria Luiza, de nove anos, encerrou o encontro com um pedido que resume as impressões de toda a turma: “Conte mais uma…”.

Read More

Descontração e tradição marcam trote do terceirão do Ensino Médio do Plenus

Em clima de folia, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso, em Petrolina, deixaram o uniforme escolar de lado nesta quinta-feira(24), e fizeram das aulas um grande trote com trajes nada convencionais.

Obedecendo às recomendações de segurança e saúde contra a Covid -19, o momento foi marcado por fantasias caprichadas, como Homem-Aranha, fadas, princesas, vampiras e desenhos animados japoneses. Cheios de irreverência e criatividade, os figurinos coloriram os ambientes do Plenus e arrancaram muitas risadas.

Inspirada na princesa Tiana, do filme infantil a “Princesa e o Sapo”, a estudante Yasmin Letícia Malta (17), do 3° ano C, era uma das mais animadas. “É uma oportunidade de aproveitar e liberar as tensões com o vestibular. As turmas anteriores, não puderam fazer essa festa, pois estavam em isolamento, devido à pandemia da Covid -19. E ter o apoio do Plenus está sendo maravilhoso”, ressalta.

O trote é uma tradição que marca mais um ciclo determinante na vida da estudantada. Os alunos promovem a saudável brincadeira que têm como único objetivo ser um momento de descontração e compartilhamento de emoções. De acordo com a coordenadora geral do Plenus Centro, Patrícia Cunha, o trote do terceirão marca o início do ciclo que irá se fechar no final do ano. “O trote é um momento de interação entre todas as turmas”, conclui.

Read More

Aberto em Petrolina projeto que incentiva o gosto pelos livros e o hábito da leitura

Uma manhã e uma tarde bastante movimentadas com crianças recitando versos de poetas regionais e nacionais, marcaram nesta sexta-feira (18), em Petrolina – PE, a abertura da edição 2022 do projeto Viva a Leitura.

O projeto, que reuniu os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental/ anos inicias do Plenus Colégio e Curso, começou com a diretora Pedagógica, Silvia Santos, convocando a todos para brincar de poesia. Depois de falar da importância do incentivo ao gosto pelos livros e ao hábito da leitura, a diretora deu início à programação convidando o pequeno Gabriel do 5º ano ‘A’, que recitou o poema ‘Convite’, de José Paulo Paes.

O mergulho no fantástico mundo das palavras deu asas à imaginação das crianças e o resultado veio em forma de aplausos e sorrisos ao final de cada apresentação. E como bem disse o poeta Mário Quintana, “quem faz um poema abre uma janela”, a aluna Maria Tereza, do 5º ano A, subiu ao palco para recitar o poema autoral ‘Passarinho livre da gaiola’ e o público aplaudiu emocionado.

No turno da tarde, o Viva a Leitura continuou a brincadeira poética, mexendo com a sensibilidade e a emoção de todos. Os alunos do 5º ano D, Vitória, Heloísa, Laura e Stela, declamaram o poema ‘As Borboletas’, de Vinícius de Moraes e na sequência o público ainda conferiu alguns escritos de Mário Quintana e de Manuel Bandeira. No encerramento do projeto, que teve ainda as participações do professor Genivaldo Nascimento (coordenador de projetos) e de Sueli Silva (bibliotecária), os alunos do 5º ano C, Caio, Helena, Sara e Bernardo, surpreenderam a plateia declamando versos arrebatadores da poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Read More

Plenus fecha parceria com cursos da região visando à reforma do Ensino Médio

Aprofundar conhecimentos em áreas de maior aptidão e interesse. Essa é a principal proposta do Novo Ensino Médio do Ministério de Educação (MEC), que inspirou a criação de uma das maiores parcerias já realizadas em Petrolina na área de preparação para vestibulares.

A partir do mês de março, o Plenus Colégio e Curso, nove vezes o primeiro lugar no município em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vai ampliar ainda mais o leque de ensino com o reforço dos cursos Tema (Redação com Vera Medeiros), Orbital (Química com Carlos Alberto), Quanta (Matemática com Dantas) e CDF (Física com Cristoney).

O anúncio das parcerias foi feito na sexta-feira (18), pelo gerente de Marketing da escola, Marcos Freire, informando ainda que as aulas, na modalidade presencial de ensino, irão acontecer nos turnos da manhã, tarde e noite na sede do pré-vestibular do Plenus.

 “Essas parcerias com cursos renomados da região irão expandir as  possibilidades do nosso aluno, que ao se aprofundar na área de conhecimento do seu interesse terá ampliada a condição de protagonista da própria formação acadêmica e melhor preparado para os exames vestibulares”, ressaltou.

Freire deu como exemplo o aluno que vai fazer vestibular para um curso na área de saúde. “Este vestibulando irá se aprofundar nas disciplinas de Ciências da natureza e suas tecnologias enquanto que aquele fera que escolher uma carreira no campo das Exatas terá sua atenção redobrada em Matemática e suas tecnologias”, concluiu.

Read More

Abertura do projeto Xadrez na Escola encanta pais e alunos

Estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração, aguçar a memória e instigar a imaginação dos estudantes. Foi pensando no somatório dessas proposições que o Plenus Colégio e Curso iniciou, na manhã do último sábado (12), o projeto Xadrez na Escola, com alunos 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental-anos iniciais, em Petrolina – PE.

O movimento começou logo às 8h, ao som de música clássica, com os estudantes do 2° ao 3° ano fazendo o reconhecimento das peças e aprendendo algumas estratégias e jogadas básicas. Na sequência, os alunos do 4° ao 5° ano entraram na disputa chamando a atenção de um público formado basicamente por pais e equipe técnica da escola.

A aluna Alicia Eloi Lopes, do 2º ano C, em sua segunda vez no projeto, explica que estava ansiosa para jogar xadrez. “Já participei e gostei muito. Espero que o xadrez me ajude ainda mais a melhorar a minha concentração, ajude no desenvolvimento das atividades escolares e nas tarefinhas de casa”, contou.

Há mais de 25 anos lecionando, o professor de xadrez do Plenus, Emídio José Alves, expressa a expectativa para o projeto. “A intenção é colocar o xadrez de forma muito lúdica para a criançada a partir dos 7 anos. Este ano as nossas expectativas foram superadas, estamos com muitos inscritos. Fico muito feliz por esse projeto desenvolvido pela escola nas manhãs de sábado. O xadrez já faz parte do nosso planejamento pedagógico e os benefícios no aprendizado dos alunos são inúmeros”, concluiu.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, anos iniciais do Plenus, Cláudia de Souza, a atividade é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. “O projeto ajuda a melhorar a concentração, a atenção em sala de aula e o respeito mútuo”, ressalta. A Coordenadora pedagógica lembra ainda que até o final do ano serão vivenciadas novas etapas, culminando em novembro com a realização do campeonato com premiações e brindes.

Read More

Plenus apresenta planejamento 2022 com encontros pedagógicos

O Plenus Colégio e Curso começou na manhã do último sábado (29), e prosseguiu na segunda-feira (31), os Encontros Pedagógicos 2022, com a participação dos professores e coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e do Pré-vestibular.

No sábado, a reunião pedagógica teve café da manhã e uma apresentação de música, com o grupo Encantar, que embalou o público, transformando o encontro em uma grande festa. Logo na abertura, a diretora Pedagógica, Silvia Santos, deu as boas-vindas desejando um ano muito produtivo para todos e abordando os processos e habilidades que estarão sendo trabalhadas no primeiro e segundo semestres.

Em seguida, a psicóloga Janaína Rocha, ministrou a palestra “Emoções e a Sala de Aula” / “Se chorei ou se sorri/ o importante é que emoções eu vivi”. Uma reflexão atualizada sobre os medos, negações, acolhimentos e conflitos internos em sala de aula durante a pandemia da Covid-19, além dos processos para o desenvolvimento de professores e alunos.

Ainda no encontro de sábado, o professor de Literatura, Genivaldo do Nascimento, apresentou a nova plataforma de Educação – SAS, que irá auxiliar alunos e professores no processo de aprendizagem, projetos, avaliações, consultorias e sequências de aulas.

Na segunda-feira, os professores e coordenadores foram recepcionados pelo diretor administrativo-financeiro da escola, Athaydes Ramos. Na sequência, o gerente de marketing, Marcos Freire, demonstrou as novas orientações da área de Tecnologia da Informação (TI) e o psicólogo, Bruno Ramos, encerrou o primeiro momento orientando os presentes com os procedimentos atualizados da gerência de recursos humanos.

A professora de Orientação Humana e Ciências dos 5º e 4º anos, Nilza Róseo de Souza Silva, que trabalha na Instituição há 26 anos, gostou muito dos encontros pedagógicos. “As metodologias apresentadas, o planejamento e a troca de conhecimentos fazem dos nossos encontros momentos de acolhimento, respeito e crescimento para nós professores e também para os nossos alunos”, ressaltou.

O professor de Filosofia e História, Gesner Santana Silva, do Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio também agradeceu os dois dias de reflexões, destacando ainda a oportunidade de reencontro com os colegas e renovação de energias para o ano letivo.

Read More