Estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração, aguçar a memória e instigar a imaginação dos estudantes. Foi pensando no somatório dessas proposições que o Plenus Colégio e Curso iniciou, na manhã do último sábado (12), o projeto Xadrez na Escola, com alunos 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental-anos iniciais, em Petrolina – PE.

O movimento começou logo às 8h, ao som de música clássica, com os estudantes do 2° ao 3° ano fazendo o reconhecimento das peças e aprendendo algumas estratégias e jogadas básicas. Na sequência, os alunos do 4° ao 5° ano entraram na disputa chamando a atenção de um público formado basicamente por pais e equipe técnica da escola.

A aluna Alicia Eloi Lopes, do 2º ano C, em sua segunda vez no projeto, explica que estava ansiosa para jogar xadrez. “Já participei e gostei muito. Espero que o xadrez me ajude ainda mais a melhorar a minha concentração, ajude no desenvolvimento das atividades escolares e nas tarefinhas de casa”, contou.

Há mais de 25 anos lecionando, o professor de xadrez do Plenus, Emídio José Alves, expressa a expectativa para o projeto. “A intenção é colocar o xadrez de forma muito lúdica para a criançada a partir dos 7 anos. Este ano as nossas expectativas foram superadas, estamos com muitos inscritos. Fico muito feliz por esse projeto desenvolvido pela escola nas manhãs de sábado. O xadrez já faz parte do nosso planejamento pedagógico e os benefícios no aprendizado dos alunos são inúmeros”, concluiu.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, anos iniciais do Plenus, Cláudia de Souza, a atividade é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. “O projeto ajuda a melhorar a concentração, a atenção em sala de aula e o respeito mútuo”, ressalta. A Coordenadora pedagógica lembra ainda que até o final do ano serão vivenciadas novas etapas, culminando em novembro com a realização do campeonato com premiações e brindes.