Encontro compartilha descobertas e sensações através da leitura em Petrolina

O primeiro encontro dos clubes de leitura do Plenus Colégio e Curso em 2022 foi um envolvente mergulho na arte de descobrir e se aventurar no rumo do conhecimento através dos livros. Reunidos através do Google Meet, na última quarta-feira (11), os alunos/sócios do ‘Leia’ (estudantes do 6º ao 8º ano) e do ‘Leia Mais’ (estudantes do 9º ano à 3ª série) começaram o evento compartilhando as sensações e os prazeres da leitura com depoimentos e indicações de livros.

 A aluna do 8º ano, Maria Eduarda, de 13 anos, não escondia o entusiasmo com a escolha do livro que leu recentemente: Sem Coração, o primeiro romance avulso de Marissa Meyer, autora de Crônicas Lunares. Bastante animada, Eduarda falou para os colegas da obra que faz uma releitura do personagem Rainha de Copas do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. “Gostei muito e indico por ser uma leitura leve daquelas que a gente se entrega e lê o livro de uma sentada só”, pontuou.

 Lembrando de alguns relatos apresentados pelos estudantes ao longo da história de mais de 10 anos dos clubes de leitura do Plenus, o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, comemorou a marca de 120 alunos/sócios participando efetivamente dos clubes. “Já debatemos as mais diversas obras em praticamente todos os gêneros literários, e a cada reunião, ampliamos nosso olhar através dos debates, conteúdos e publicações”, ressaltou. O coordenador acrescentou ainda que o incentivo aos pequenos estudantes vem dando frutos na forma de alunos mais engajados e dedicados às mais diferentes disciplinas em sala de aula.

Read More

Equipe de xadrez do Plenus brilhou nos Escolares 2022

A equipe de xadrez do Plenus Colégio e Curso teve uma participação brilhante nos 61º Jogos Escolares de Pernambuco – Fase Regional, evento realizado no último sábado (8), no Centro Regional de Esporte e Lazer, em Petrolina – PE.

No individual, a aluna Sofia Melo 2ºA, sagrou-se campeã, enquanto o aluno

Amós Henrique do 1º C, foi o vice campeão pelas categorias feminino e masculino, de 15 a 17 anos. Também sagraram- se campeãs as equipes de 15 a 17 anos dos naipes masculino e feminino formadas por: Amós Henrique 1ºC, Miguel Ribeiro 2ªA, Elias Cainã 2ºA, Victor Borges e Arthur Borges do 1ºA, e as meninas Sofia Melo 2ºA e  Mariana Rodrigues 2ºA.

E completando o sucesso da escola, sob a responsabilidade do professor de xadrez, Emídio José Alves de Santana, a aluna Eloah Melo, do 7ºC, fez uma boa jornada pela categoria de 12 a 14 anos feminino.

Read More

Plenus comemora Dia das Mães com uma semana de homenagens

Uma semana inteira de homenagens com apresentações artísticas, yoga, distribuição de lembrancinhas, sessão fotográfica e muita emoção. Foi assim que os alunos do Plenus Colégio e Curso comemoraram este Dia das Mães, sob a inspiração do tema ‘A essência do amor eterno’.

 A escola, que entrou no clima de festa e de alegria desde a manhã da última segunda-feira (2) até a tarde da sexta-feira (6), manteve o mesmo alto astral em cada uma das unidades, promovendo encontros emocionantes e divertidos entre as mamães e as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular. Em cada canto do Plenus o sentimento era um só: gratidão e amor pleno.

 Na manhã da quarta-feira, por exemplo, entre as performances poético musicais dos alunos, um momento em especial mexeu com a emoção de todos:  o poeta Rodrigo Frazzão, subiu ao palco e recitou um lindo e comovente poema de amor. Agradecendo em nome da escola, a diretora Pedagógica, Silvia Santos, também declamou uma poesia em reconhecimento à divindade e o amor eterno das mães.

 A psicopedagoga Daniele Cristine, mãe do aluno Pedro Mariano, ressaltou a importância das comemorações para a memória afetiva materna e filial.”Estamos envolvidos nesse clima de homenagens desde a semana passada com a ansiedade batendo forte nos ensaios. E agora, vendo a beleza e a arte dos espetáculos apresentados por nossos filhos fica difícil segurar a emoção”, concluiu.

Read More

Começa edição 2022 dos Jogos Interclasses do Plenus Petrolina

Os alunos atletas dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso começaram, nesta segunda-feira (2), na quadra do Sesi em Petrolina, a edição 2022 dos Jogos Interclasses. Durante a abertura, com direito a cerimônia de acendimento da pira olímpica, execução do hino nacional e juramento do atleta. O desfile das agremiações encantou o público com o tema ‘Plenus no esporte semeando valores e promovendo a união’.

 Esbanjando criatividade, originalidade e fidelidade ao tema, sete equipes desfilaram num clima de festa e esportividade. Uma comissão julgadora elogiou as apresentações e coreografias que evidenciaram o respeito às diferenças individuais, à solidariedade, à compreensão, à fraternidade e à cidadania. “Elementos fundamentais para o esporte e que fazem parte do projeto pedagógico e do cotidiano do Plenus”, conforme assinalou a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos.

 De acordo com a coordenadora geral do Plenus Centro, Patrícia Cunha, é preciso se colocar em movimento diante da vida e o esporte nos permite isso, ensina-nos a ter atitude. “Estamos sempre desenvolvendo atividades que visem preparar os indivíduos para a construção de um mundo mais ético, mais democrático, com mais ordem, justiça, um mundo muito melhor, independente de cor, raça, religião, sexo ou quaisquer particularidades que ressaltem as diferenças entre as pessoas”, pontuou.

 Os Jogos Interclasses 2022 prosseguem ao longo desta semana, até sexta-feira, com competições em diversas modalidades a exemplo de Handebol, Basquete, Futsal, natação, Voleibol e xadrez.

 O Plenus vem vivenciando este clima de competições desde o último dia 25 de abril, quando foram abertos os jogos interclasses envolvendo os alunos do 6º ao 9º ano. O evento também teve o mesmo clima esportivo com direito a desfile de agremiações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta. Os jogos interclasses do Plenus são separados por faixa etária: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Todos trabalhando o mesmo tema.

Read More

PLENUS Debate aborda liberdade de expressão

O ‘Plenus Debate’ é um espaço de fala democrático no qual se exercitam a capacidade de escuta, o respeito às diferenças e a convivência amistosa com o contraditório. Durante a última edição, realizada na sexta-feira (29), mais de 80 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso debateram sobre o tema ‘Liberdade de expressão deve ter controles/limites?’.

Escolhido pelos próprios alunos, o tema teve como debatedores o graduando do curso de Ciências Sociais – Licenciatura, e professor de sociologia e filosofia, José Vitor Pires Tupiná e o advogado Guilherme Sidrônio, ex aluno do Plenus, escritor e professor da FACAPE.

Depois de uma breve apresentação, o coordenador do encontro e professor de literatura da escola, Vlader Nobre, passou a palavra para os convidados, que expuseram pontos de vista opostos e responderam com clareza e objetividade as questões apresentadas pelos alunos.

De acordo com o estudante Arthur Larero, o debate foi extremamente positivo pois possibilitou o conhecimento de opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. “Além de que podemos aprender e entender melhor o real significado da liberdade de expressão”, ressaltou.

Comungando com a mesma opinião, as alunas Andressa Gonçalves, Diocira Bruna e Isabela Bessa concluíram o debate, afirmando que o encontro foi muito proveitoso principalmente pelas abordagens históricas, filosóficas e sociológicas.


Read More

Escola em Petrolina lança projeto ‘Maio Azul’ de prevenção e combate ao bullying escolar

Professores da Educação Infantil I e II ao 3° ano do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso participaram sábado (30), de uma manhã de prevenção e combate ao bullying escolar.

A abertura do Projeto ‘Maio Azul’ começou com um café da manhã e foi seguido por uma série de dinâmicas de interação, troca de experiências e uma palestra com o tema, ‘Bullying: as diferenças se completam’. Foram abordados temas a exemplo do reconhecimento da prática do bullying, da responsabilidade do agressor, das estratégias de combate à prática da agressão e do auxílio às vítimas.

De acordo com o coordenador do Projeto e responsável pelo setor de Psicologia do Plenus, Bruno Ramos, em todo o mês de maio será trabalhado o Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar com aplicação de práticas pedagógicas estratégicas que levem os estudantes a uma reflexão sobre o que é bullying. Serão desenvolvidas também atividades para identificação dos tipos mais comuns, as consequências, e o mais importante, como tratar de forma adequada. Será feito um trabalho de mobilização de professores, coordenadores e dos próprios alunos.

Bruno, explicou ainda que durante o projeto, os alunos irão receber folhetos informativos, com orientações sobre o assunto. No final das atividades, será ministrada uma palestra para conscientização dos estudantes e dos pais.

Para o professor da disciplina de História, Gesner Santana Silva, a abertura do Projeto serviu de preparo para iniciação sobre o tema e a melhor forma de tratá-lo em sala de aula. “Este foi o ponto de partida da palestra e por se tratar de um tema que merece atenção de todos o tempo inteiro. O projeto será sempre movimentado com informações, enriquecendo nosso conhecimento e atitudes na busca do convívio escolar sadio, além de saber o momento certo de intervir em cada situação”, concluiu.

Read More

Clube de Cinema do Plenus homenageia os 40 anos de Blade Runner

A sessão inaugural 2022 do Clube de Cinema do Plenus Colégio e Curso teve exibição de um clássico do cinema mundial, bolo confeitado, pipoca e refrigerante. Cerca de 70 alunos do Ensino Médio da escola, assistiram, na noite desta quarta- feira (27), ao filme neo-noir, Blade Runner, o caçador de andróides.

Uma produção norte-americana de 1982 dirigida por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos. De acordo com o professor e coordenador do Clube, Genivaldo Nascimento, a película foi escolhida em homenagem aos 40 anos da produção que ” revolucionou a maneira de fazer filmes de ficção científica, mesclando gêneros a exemplo do policial, romântico e dramático”, ressaltou.

Para o aluno e sócio do Clube, Lucas Gabriel, a oportunidade de ver esse clássico e depois discutir os detalhes com os colegas foi uma experiência muito gratificante. “Já tinha ouvido falar muito da fina ironia acerca das questões fundamentais que afligem a espécie humana, mostradas com tanta clareza no filme”, pontuou.

Já o aluno e sócio João Pedro Marcula preferiu comentar sobre as questões técnicas da obra. “Blade Runner tem ritmo, temática complexa e um excelente desenho de produção. É o filme mais completo e pessoal de Ridley Scott”, afirmou.

O Clube de Cinema do Plenus existe há 15 anos e é o único do gênero em Pernambuco.

Read More

Plenus celebra Semana da Páscoa

Celebrar valores como partilha, união e solidariedade. O Plenus Colégio e Curso vivenciou, nesta segunda-feira (18), a Páscoa dos alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I (anos iniciais).

A celebração contou com a participação dos pais, familiares e equipe pedagógica. Logo no início da programação foi exibido um vídeo ilustrativo sobre o significado dos ritos pascais. Em seguida, os alunos fizeram a leitura de passagens bíblicas e conheceram os elementos da Santa Ceia, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I da escola Cláudia Santos, o Plenus proporciona momentos importantes como este para que possamos ser melhores, filhos, pais, alunos e seres humanos. E ainda, “nos aproximar da palavra de Deus, construindo um mundo cada vez melhor”, ressaltou.

Durante o momento mais marcante da celebração as crianças se organizaram em filas e fizeram a sua primeira ceia com o pão e o vinho. Muito empolgado, o jovem Bernardo Ornelas Bonfim (7 anos), revelou que é a primeira vez que faz a ceia, e que, para ele, Deus é felicidade e amor. Além da surpresa de conhecer o motivo verdadeiro da Páscoa. “Estou surpreso e feliz, pois aprendi o significado da Páscoa, que é a ressurreição de Jesus”, conta.

Por se tratar de uma das comemorações mais importantes do calendário cristão, a Páscoa faz parte das atividades do ano letivo. Com o retorno das aulas presenciais, esse evento passa a ser relembrado com a participação dos alunos e das festividades nas instituições, seguindo todas as recomendações sanitárias contra a Covid -19, como uso do álcool em gel e da máscara.

Read More

Alunos do Plenus vencem desafio nacional e vão representar Petrolina em São Paulo – SP

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso, Cecília Arrunátegui Miranda, Caio Felipe da Cunha Reis e Caio Cristian de Carvalho Cerqueira Brito, vão participar, de 30 de abril a 1º de maio, em São Paulo – SP, do Link High School Experience (LHSE), um projeto de imersão da Link, a primeira faculdade com foco em empreendedorismo do Brasil.

Classificados entre os 15 primeiros trios de 200 equipes (600 alunos) de todo o Brasil, os estudantes petrolinenses passaram por 15 desafios e provas que envolveram cases reais de empresas parceiras da faculdade, além de testes de conhecimento no ramo de empreendedorismo e atividades de estratégia e raciocínio lógico.

De acordo com a aluna Cecília Arrunátegui Miranda, o final de semana em São Paulo será uma oportunidade para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e estratégias empreendedoras. “Durante a imersão seremos avaliados e o trio que conquistar o primeiro lugar será premiado com R$ 3 mil, uma monitoria (business mentor) com empreendedor da faculdade e um passeio no Tesla Seat, que é um carro especial da faculdade Link” adiantou.

Para a diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, o final de semana na capital paulista promete um verdadeiro mergulho na metodologia e energia da Link. “Por um final de semana inteiro nossos alunos vão viver um Onboarding à Link.Eles vão resolver cases de empresas reais parceiras, vão participar de dinâmicas de empreendedorismo, competições de pitch, jogos de conhecimento e principalmente entender o programa de empreendedorismo para estudantes da faculdade que forma os melhores donos de negócios do Brasil”, concluiu.

Read More

Encontro Literário vai receber um pai/mãe de aluno por mês para contar histórias

As crianças do Ensino Fundamental, anos iniciais, do Plenus Colégio e Curso, tiveram uma agradável surpresa na manhã desta quarta-feira (30).

O pai do coleguinha Heitor, Thiago Jardim Pereira, um médico e professor universitário, aceitou o convite da escola e fez da sua primeira contação de histórias em público uma estreia pra lá de animada.

A proposta, que arrancou muitos aplausos e sorrisos, começou com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, anos iniciais, Cláudia de Souza, falando do ‘Encontro Literário’. O projeto vai acontecer uma vez por mês, até o final do ano, trazendo sempre um(a) pai/mãe de aluno ou escritores regionais para contar histórias.

O pai de Heitor, Thiago Jardim, mandou bem no clima do ‘Era uma vez…’, enfatizando a mitologia grega. Abriu o encontro com a lenda de Perseu e Andrômeda, aquela história na qual o herói mata o monstro marítimo Kraken para salvar a princesa. Depois, fez o maior suspense para concluir, em detalhes, a história do Aracner, o mito grego sobre o surgimento das aranhas. E, atendendo a pedidos de ‘mais ação’, encerrou improvisando um conto de terror que falava de um certo primeiro vampiro.

Thiago ficou muito gratificado com a experiência, pois viu na iniciativa

uma forma de estimular as pessoas a ver o mundo de outra forma. “Sempre gostei de ler e de contar histórias para meu filho, cujo nome foi inspirado na mitologia grega. E agora, fico mais feliz ainda em compartilhar com outras crianças essa alegria e essa emoção”, concluiu.

A aluna Maria Luiza, de nove anos, encerrou o encontro com um pedido que resume as impressões de toda a turma: “Conte mais uma…”.

Read More