Plenus comemora o Dia da Independência com banda de música e homenagens

Em comemoração à Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, o Plenus Colégio e Curso em Petrolina/PE, antecipou a celebração e preparou uma live, na manhã desta segunda-feira (6), com uma homenagem da banda de música do 3º Batalhão de Instrução e Capacitação da Polícia Militar da Bahia.

Na abertura da solenidade, transmitida ao vivo pelo canal oficial do colégio, a diretora Pedagógica, Silvia Santos, fez um pronunciamento, ressaltando a importância de trabalhar o sentimento cívico entre os alunos, compartilhando o amor e respeito à pátria. “Esperamos contribuir para a formação do caráter e da cidadania dos nossos estudantes”.

Sob a regência do maestro sargento Jackson Alves de Souza, os alunos do 2° ao 5° ano da Educação Infantil e professores manifestaram o amor e respeito à pátria ao som do “Hino Nacional Brasileiro”, composto pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada com música de Francisco Manoel da Silva. Durante a homenagem o público pôde ainda conferir marchas militares e os relatos do pai da aluna Ana Lara Ribeiro, o tenente João Bosco, sobre a importância da data emblemática.

“Este é um momento de repensar o papel dos valores da pátria em nossas vidas, as nossas práticas diárias e ações de civismo e cidadania”, destacou ao final a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, anos iniciais, Cláudia Santos, emocionada com a atuação dos alunos.

Read More

Colégio Plenus conquista 30 medalhas em competições nacionais de Astronomia e Astronáutica

Os atletas da ciência do Plenus Colégio e Curso acabam de conquistar nada menos do que 30 medalhas na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira, com a participação de milhares de escolas públicas e privadas em todo país, a competição premiou o Plenus com 21 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze.
De acordo com a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, o desempenho dos alunos foi muito acima da média, principalmente levando-se em consideração o período de pandemia da Covid – 19.
“Toda a preparação dos alunos foi feita à distância, online, tendo em vista o contexto da pandemia, mas apesar de todas as dificuldades e desafios, demos o suporte necessário e conquistamos o melhor resultado desde que começamos a participar dessa olimpíada que é considerada uma das mais importantes do País”, ressaltou.

Nossos campeões:

Ouro:
Alice Reis Videres;
Fernanda Gualter Cezário;
Fernanda Rodrigues T. Nunes;
Ícaro Ferraz Mariano Rios Leite;
Laura Sophia Bezerra Nunes;
Maria Cecília A. de Oliveira;
Pietra Manuela Barbosa Souza;
Ryan Suzuki Almeida Carvalho;
Sophia Mariath Menezes;
Arthur Rodrigues R. Silva.
Jayme Vinicius C.Lustosa;
Isabela Coelho de Moura Ribeiro;
Arthur Borges Pereira da Silva;
Giovanna Reis da Silva;
Lara Rodrigues Teixeira Nunes;
Caio Rodrigues Ribeiro Silva;
Bruna Caroline Gomes Barros;
Henrique Alves Passos;
João Paulo Ribeiro Rolim;
Samuel dos Santos Coelho;
Marcos André Rodrigues Teixeira;
Thiago dos Santos Valença.

Prata:
Davio Paes De C. Neto;
Gabriel Pinheiro De M. Brito;
Leticia Barros De Souza;
Patrícia Alves Passos;
Victor Ziellon Coelho Lustosa;
Victor Borges Pereira da Silva.

Bronze:
Celso Regis de Carvalho;
João Victor C. Branco Clementino;
Kaio César Souza de Carvalho.

Read More

Música, teatro e dança marcam Dia do Estudante no Plenus

O Brasil inteiro está celebrando nesta quarta-feira (11), o Dia do Estudante, e em Petrolina – PE, as comemorações começaram logo cedo com várias atividades artísticas e culturais. No início da manhã, o Plenus Colégio e Curso, dinamizou o ambiente escolar com professores e coordenadores subindo ao palco no papel de músicos, atores de teatro e bailarinos.

Os alunos dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, anos iniciais, se divertiram bastante com o espetáculo ‘A Revolta dos Livrinhos’ e as turmas dos 4º e 5º anos, aplaudiram a peça Senhor Palha. Depois, foi a vez do professor e músico Petrônio Munduri reunir todos numa só canção.

Na sequência, a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, esteve de sala em sala, saudando os estudantes do maternal ao pré-vestibular e desejando a todos um feliz dia. “Somos eternos estudantes, eternos aprendizes em busca de conhecimento e de estudo constante sobre os mais diversos temas que nos rodeiam”, ressaltou. No turno da tarde, as comemorações prosseguiram com um grupo de professores caracterizados de personagens circenses apresentando alguns números.

Comemorado no dia 11 de agosto desde 1927, ano que completou o centenário da criação dos cursos de Direito no Brasil, o Dia do Estudante celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida na qual nos dedicamos à busca do conhecimento, através do estudo constante. Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Read More

Aluna Plenus conquista prêmio literário em concurso nacional

“E da janela, eu paro, eu olho e suspiro. Me encontro diante das minhas inseguranças, frente a minha intensidade…” Estes são os versos iniciais do poema ‘Canetas Permanentes’, de autoria da estudante petrolinense Cecília Arrunátegui Miranda (16 anos), que conquistou a terceira colocação na categoria Juvenil do I Concurso de Poesias da Biblioteca Pública Castro Alves, promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves – RS.

Selecionada entre 765 inscritos de todos os estados do Brasil, a aluna do 2° ano do Plenus Colégio e Curso, recebeu como prêmio um pack de livros, três meses de acesso gratuito à biblioteca digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros; certificado de Honra ao Mérito; e publicação do poema em livro digital no formato e-book, que será lançado durante a 36ª Feira do Livro que vai acontecer de 6 a 17 de outubro em Bento Gonçalves.

Para Cecília, que adora ler poesia, tem Carlos Drummond de Andrade como referência, escreve desde os 8 anos e participou pela primeira vez de um concurso literário, a conquista representa um grande ganho pessoal e também inspiração para os estudantes de todo Nordeste. “Ter minha poesia, escrita durante a pandemia, escolhida entre as três melhores, representa a força de expressão das emoções humanas, que tantas pessoas tem medo de expor. E acima de tudo, é um caminho que muito mais gente pode seguir, então fico feliz por saber que de alguma forma, por mais que pequena, posso servir de inspiração para alguém”, pontuou.

A diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, comemorou a conquista, lembrando que o estímulo à leitura e à escrita já é uma marca da escola. “Criamos há 12 anos os clubes de leitura Leia e Leia Mais, nos quais desenvolvemos projetos de publicações literárias, feiras de livros, metas de leitura e concursos literários, além de programas como o ‘Fuscateca’, que distribui livros nas comunidades carentes do município”, ressaltou.

O I Concurso de Poesias da Biblioteca Pública Castro Alves é voltado para publicações inéditas em todo País e tem como objetivo fomentar a produção literária através das categorias adulto, juvenil e infantil. A Biblioteca pública de Castro Alves, entre outras missões, tem o objetivo de fomentar a produção artística e intelectual.

Read More

Plenus se inspira na arte circense e realiza reunião pedagógica inédita em Petrolina – PE

O encanto e a magia da arte do circo, conhecimento milenar repleto de mitos, crenças e fantasias, foram o ponto de partida do encontro que reuniu professores e coordenadores da Educação Infantil até as 3ªs séries do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso, no último sábado (7), em Petrolina – PE.

A Reunião Pedagógica do 2º Semestre, começou às 8h, com um café da manhã e o palhaço Temperinho e sua trupe apresentando um diversificado espetáculo, no qual não faltaram malabares, equilibrismos, acrobacias, dança e dramatizações engraçadas com a interação do público.

Depois da exibição de um vídeo, em que os professores e coordenadores da escola foram homenageados, a direção do Plenus colocou em pauta o primeiro assunto: ‘Fortalecendo a Autonomia’. O ambiente humanizado através do riso e da descontração fez com que o público interagisse com inúmeras intervenções, apresentando situações do cotidiano das salas de aula e das coordenações pedagógicas.

A reunião, que teve como tema, ‘Professor(a), você é sempre a estrela dos nossos encontros’, debateu também o calendário do segundo semestre e promoveu ainda várias reuniões por segmento.

“Depois do encontro da escola com o circo e seu rico campo de referências culturais, reunimos em separado os professores e coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Foi tudo extremamente positivo e produtivo em um ambiente de reflexão, troca de conhecimentos, avaliação e planejamento para as metas futuras”, concluiu a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos.

Read More

Live emociona pais com coreografias e muito rock and roll em Petrolina-PE

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (8), mas no Plenus Colégio e Curso as homenagens já começaram. Para expressar todo amor e gratidão, lives especiais foram realizadas na manhã e na tarde da última sexta-feira (6), com apresentações, coreografias e muito rock and roll.

 Transmitidas ao vivo pelo Instagram do colégio, a comemoração, inspirada pelo tema “Meu Pai é um Rock Star” (meu pai é uma estrela do rock), teve início com uma empolgante e animada saudação da diretora Pedagógica da escola, Silvia Santos. Depois de ressaltar a importância do afeto e da presença da figura paterna na educação dos filhos, a diretora enfatizou ainda que todas as medidas necessárias contra o novo coronavírus estão sendo tomadas para o retorno às aulas.

 Durante as apresentações artísticas, os alunos do maternal I ao 1º ano se uniram, transformando, com talento e desenvoltura, os sentimentos de amor e de reconhecimento ao herói de suas vidas em um verdadeiro show de rock and roll.

 Comovido enquanto assistia à coreografia da filha, Glaydson Alexandre de Castro revela que já acompanhou outras apresentações da pequena Ana Julia. “Sempre quis estar presente nos momentos importantes da minha filha. Só quem é pai entende o que estou sentindo neste momento”, disse o pai coruja.

 Segundo a coordenadora do Ensino Infantil, Paula Miroró, já é uma tradição da escola marcar as datas importantes do calendário com momentos de surpresa e descontração. “Hoje é dia de homenagens, dinâmicas, músicas, coreografias e principalmente reconhecimento por tudo que representa a figura do pai”, comentou. Ela lembrou ainda da importância da figura paterna no desenvolvimento escolar dos filhos. “É essencial para a vida acadêmica da criança a presença do pai, interagindo com o filho e com a escola”, concluiu a professora.

Read More

São João do Plenus vai doar quatro toneladas de alimentos aos artistas da região

Em um mês, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos que serão doados a mais de 200 famílias de artistas afetados pela pandemia da Covid -19. Este é o balanço do São João Solidário do Plenus Colégio e Curso, apresentado na noite desta sexta-feira (18), ao final da live ‘Arraiá Se Avexe Não’ que reuniu atrações de peso como Targino Gondim, Nilton Freitas, Fabiana Santiago, Elisson Castro e Ivan Greg.

O festejo junino antecipado, que foi transmitido pelo canal da escola no YouTube, começou com a alegria dos cenários coloridos e ao som de muito xote, xaxado e baião. Mesmo à distância, os familiares, alunos, amigos e corpo docente, aproveitaram a festança para matar a saudade das noites tradicionais de São João.

Segundo a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, os festejos deste ano tiveram que ser reinventados em função da pandemia. “Em vez de arrasta-pé, fogueira, fogos e quadrilhas juninas, que sempre marcaram nossas comemorações, optamos pela solidariedade e empatia com o outro através de drive-thrus, gincanas e competições envolvendo as turmas com a participação de familiares e amigos dos alunos. E o resultado é essa grande campanha que vem renovar a esperança, aquecer o coração e ajudar quem sempre nos alegrou com sua arte”, concluiu.

A entrega das cestas será feita no próximo dia 22 às associações dos artistas de acordo com as indicações do Movimento Transforma Petrolina.

Read More

Arraiá, doações e animação marcam live do projeto ‘Há que se cuidar da vida’

Zabumba, triângulo, sanfona e muito forró animaram a live do Plenus Júnior na manhã e tarde desta sexta-feira (18) em Petrolina – PE. O alegre arraiá marcou a culminância do projeto pedagógico ‘Há que se cuidar da vida’, que este ano, abordou vários temas: cuidado com alimentação, com o corpo e a mente e com o outro. Além da arrecadação de cestas básicas que serão doados a artistas da região.

Seguindo todas as medidas preventivas sanitárias contra o novo coronavírus, o São João antecipado, transmitido pelo Instagram @plenuspetrolina e apresentado pela coordenadora Infantil, Paula Miroró e a professora Manuela Duarte, fez uma reflexão emocionada sobre a tradição do São João, a partir dos versos do poeta Bráulio Bessa. A live foi recheada de apresentações com os pequeninos do Maternal ao 1° ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, caracterizados de caipiras e sanfoneiros que encantaram a todos com coreografias ensaiadas com os seus professores.

Ainda durante a edição 2021 do projeto ‘Há que se cuidar da vida’, os alunos acompanharam a palestra de uma nutricionista, ensinando novas receitas para uma boa alimentação e para se ter cuidado com a mente em tempos de pandemia. Em seguida, um educador físico falou sobre a importância das atividades físicas para as crianças.

De acordo com a coordenadora Infantil, Paula Miroró, o projeto teve um resultado bastante favorável no envolvimento das turmas com o cuidado com o outro, com o corpo, com as emoções e com a alimentação. “Tivemos ainda um momento de muito amor, através de uma caixa de recados, onde eram feitas trocas de mensagens entre a familiares e a escola, além da doação de 132 cestas básicas que foram arrecadadas entres nossos alunos”, destacou.

Em outro momento, ao som da música Anunciação, de Alceu Valença, os alunos do 1º ano, mostraram os sinais de que dias melhores virão, com leveza e amor no coração, convidando os telespectadores para o arrasta pé. Eles também lembraram que este ano as fogueiras não vão clarear as noites de São João, nem os fogos vão ecoar no céu, mas independentemente das restrições que o momento impõe adotar, os alunos desejaram esperança. O evento também contou com a apresentação do pré-escolar, coreografando ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga.

Em 2015, o projeto pedagógico ‘Há que se cuidar da vida’ recebeu da Câmara Municipal de Petrolina uma Moção de Aplausos através de decisão unânime dos vereadores. Em 2017, protagonizou um movimento pela preservação, defesa e revitalização do Rio São Francisco. No ano seguinte, o ‘Há que se cuidar da vida’ alertou sobre o desmatamento, pediu respeito à natureza e em 2020 fez a doação de cestas básicas no acampamento José Arnaldo, no projeto N4, em Petrolina.

Read More

Plenus antecipa São João promovendo live solidária dia 18 de junho

O Plenus Colégio e Curso vai antecipar as comemorações do São João deste ano, apresentando no próximo dia 18, uma live solidária com atrações de peso como Targino Gondim, Nilton Freitas, Fabiana Santiago, Elisson Castro, Ivan Greg e Jonathan Araújo.

A live, que será transmitida às 19h pelo canal do YouTube ‘plenuspetrolinaoficial’, promete ser uma noite de muito arrasta-pé e com a alegria das tradições juninas, além de arrecadar cestas básicas para os artistas da região atingidos pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, o São João é uma das festas mais bonitas do calendário de eventos do Plenus. “Precisamos nos reinventar em função da pandemia e vamos oferecer aos familiares, alunos, amigos e corpo docente uma programação à distância, mas que vai renovar a esperança, aquecer o coração e ajudar quem sempre nos alegrou com sua arte”, ressaltou.

A diretora destacou ainda que em vez de fogueira, fogos e quadrilhas juninas, a live vai ter muito forró, xaxado e baião. “Apresentações virtuais, vistas de longe mas sentidas de muito perto pelo incentivo à solidariedade e empatia com o outro”, concluiu.

As doações das cestas básicas já podem ser feitas nas três unidades do Plenus, em Petrolina, que estão localizadas à Rua Aristarco Lopes, 593 – centro; Rua Barão do Rio Branco, 1106, centro e Rua do Cajueiro, 125 – Centro.

Read More