No dia 3 de setembro, as turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Plenus participaram de um Simpósio de Redação, projeto conduzido pela professora de Redação Leiliane com o objetivo de aproximar os estudantes de diferentes temas e ampliar seus conhecimentos para a produção textual.
Durante a atividade, as salas foram organizadas em diferentes formatos, com momentos de debates, seminários e entrevistas com profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Advocacia e Medicina, com ênfase em Dermatologia. A proposta proporcionou aos alunos contato com diferentes perspectivas e informações que podem ser relacionadas a questões presentes na sociedade.
Além de desenvolver a comunicação e a capacidade de argumentação, a experiência contribui diretamente para a formação de repertório sociocultural, uma habilidade importante para a construção de textos dissertativo-argumentativos. Ao conhecer diferentes assuntos e ouvir profissionais de áreas diversas, os estudantes ampliam suas possibilidades de reflexão e fortalecem a capacidade de defender ideias com mais clareza e consistência.
Aprender hoje para escrever melhor amanhã
No Colégio Plenus, cada experiência pedagógica é pensada para contribuir para a formação completa dos estudantes. Projetos como o Simpósio de Redação mostram que o aprendizado da escrita não acontece apenas diante de uma folha de papel: ele também nasce da leitura, da pesquisa, do diálogo, da escuta e da compreensão do mundo.
Esse contato com diferentes áreas do conhecimento será um importante aliado na trajetória dos alunos até o ENEM, especialmente no momento da redação, quando será necessário mobilizar informações e argumentos para desenvolver uma proposta de texto coerente e bem fundamentada.
Assim, o Colégio Plenus segue valorizando uma educação que prepara seus alunos não apenas para as avaliações, mas para pensar, argumentar e se posicionar diante dos desafios que encontrarão ao longo de sua formação acadêmica e profissional.





